sábado, 19 de dezembro de 2009

Hormônio é coisa de homem

É lugar comum dizer que a mulher é um ser regido pelos hormônios, que o nosso humor flutua conforme a época do mês, que a gente surta no pré-menstrual, blábláblá.

Mas, sabem, acho que não é só a gente que tem o comportamento regido por hormônios. Acabo de ler uma notícia reveladora, que explica muita coisa sobre os homens. Uma pesquisa nos EUA mostrou que a generosidade, mais especificamente a falta dela, tem a ver com o hormônio masculino, a testosterona.

Vejam só que estudo interessante: os pesquisadores deram dez dólares a vários estudantes universitários, com a orientação que doassem o valor que achassem justo a outros estudantes do sexo masculino. Mas antes que os rapazes começassem a dar o dinheiro, os estudiosos aplicaram nos moços duas versões de gel de testosterona, com diferentes concentrações do hormônio. Os que receberam o gelzinho meio fraco doaram uma média de US$ 1,50 aos outros estudantes. Os meninos que foram premiados com a versão mais concentrada de testosterona doaram a pífia média de US$ 0,50.

A conclusão a que os pesquisadores chegaram é que quanto mais testosterona o homem tem, menos generoso ele é (talvez a expressão correta seja "mais egoísta ele é"). A explicação é que a testosterona inibe a produção da oxitocina, mais conhecida como "hormônio do amor", porque é responsável por estimular o comportamento generoso nas pessoas.



                                                                  
Hummmm, sei, sei...Isso pode explicar, por exemplo, a inexplicável atração que exercem em algumas de nós os tipos mais cafas, cheios de testosterona, que invariavelmente se revelam uns tremendos egoístas.

Então, afrodites, prestem muita atenção na equação: muita testosterona = pouca generosidade = pouco amor. Entenderam? Por isso, antes de embarcarem na conversa daquele saradão cheio de músculos, meio agressivo, tipo macho clássico, pensem duas vezes.

Tá bom, a gente gosta de testosterona, mas está provado cientificamente: em excesso, é tóxico.

beijos,

Alice

15 comentários:

Anônimo disse...

Muita testosterona? UI!!!!! Bom..... precisamos pensar para que queremos o homem (adoro a idéia homem objeto hahahahah). Meu ex-marido deve ter muita, muita testosterona e eu nem percebi, ou será que ele só tem o efeito colateral dela? MJ

Anônimo disse...

:) Acho que isso não tem haver... será? Eu tenho muita testosterona, mas sou um amor :D

José Luiz Teixeira disse...

Alice, os homens com muito testosterona tem suas qualidades...

Anônimo disse...

:) auto-avalições são parciais e tendenciosas hahaha

Anônimo disse...

:( nem é!

Anônimo disse...

José Luiz, quais são as qualidades de um homem com muito testosterona além daquela? MJ

Anônimo disse...

Já vi que esse assunto vai render. beijos, Alice

Edney Martins disse...

Essa foi a melhor defesa do chopp e da barriguinha que vem com o consumo dele. rsrsrsrs
Abaixo a oxitocina!!! Pela testosterona compartilhada e na medida certa!!! hahahahahahaha

Anônimo disse...

Sou pelo equilíbrio, pessoal. Vivas a oxitocina e a testosterona, ambas na medida certa, e os seus múltiplos benefícios. beijos, Alice

Anônimo disse...

Ah, mais uma coisinha: muito fogo e pouca generosidade certamente fazem uma má mistura. Alice

Anônimo disse...

AG, vc não sabia deste outro estudo:
http://minhavida.uol.com.br/conteudo/5573-Alto-nivel-de-testosterona-causa-doencas-neurologicas.htm
Esse ai indica que alto nível de testosterona causa doenças neurológicas . Segundo estes cientistas da Universidade de Pennsilvania, a testosterona causa apoptose dos neuronios, parecido com a doença de Alzheimer.
Apoptose !! Olha isso com esse nome tam feio deve ser coisa grave !

Ou sejaAfrodites , que isto não é um problema de egoismo, é que esqecemos de agradecer.
Outra coisa que muita testosterona causa em nos homens, é que ficamos convencidos que temos testorena de mais ! ta comprovado, pelo menos no meu caso esta.
Caso duvidar, é só ler os comentarios dos outros homens para recomfirmar.

Oi, do que é que a gente estava falando ???? Viu, já esqueci
Homem

Anônimo disse...

Pera aí, deixe me ver se entendi, vcs querem me dizer que preferem qlq desgraça que possa ocorrer com seus neuronios a ter uma dose adequada de testosterona? It's raining men.

Anônimo disse...

it's raining testostenone!

Anônimo disse...

Dizem que a testosterona no homem é responsável pela metade das desgraças que acontecem no mundo. E há quem diga que a outra metade das desgraças deve-se à testosterona nas mulheres. Sim, meninas, porque mulher também precisa de um pouco de testosterona. AG

Anônimo disse...

ah, tá!
se cair um desses na minha horta, eu entrelo logo os pontos!
olinda