terça-feira, 13 de outubro de 2009

O lobo, o cão e a coleira

Hoje encontrei esse texto nos meus guardados. É uma fábula de Esopo (620-560 a.C), recriada por La Fontaine (1621-1695). Gostei de reencontrá-lo, porque de tempos em tempos gosto de reler essas linhas. Elas me reafirmam a certeza de ter tomado o caminho certo na encruzilhada. Vamos lá:

Certa noite o lobo encontrou o cachorro todo elegante, com o pelo tratado e uma linda coleira no pescoço. "Invejo você", disse o lobo. "Tão saudável e gordo, enquanto eu estou aqui magro e faminto."
"Se você fizer o que eu faço, também vai engordar", respondeu o cão. "Meu dono me trata muito bem, não falta comida e meu único trabalho é latir à noite quando pressinto a presença de algum ladrão por perto. Se você quiser, pode vir comigo e vai receber o mesmo tratamento."
O lobo gostou da ideia. Afinal, levava um dia-a-dia muito cansativo, porque tinha de caçar a sua própria comida na floresta. Aceitou a proposta. Mas, enquanto caminhavam, notou que o cachorro estava com o pescoço todo esfolado, em carne viva.
"O que há com o seu pescoço?", perguntou o lobo.
"Não há nada. É que meu dono me prende a uma corda durante o dia para evitar que eu morda as pessoas da casa. Eu tento escapar, a coleira esfola o meu pescoço e às vezes perco um pouco de sangue. Mas à noite, quando há ninguém por perto, eu fico solto."
O lobo assustou-se com o relato e imediatamente desistiu da ideia de morar com o cachorro.
"Obrigado, prefiro morar na floresta e trabalhar para conseguir minha comida em liberdade."

beijos, Alice

3 comentários:

Anônimo disse...

Só quem conhece a liberdade sabe o quanto ela é boa. Por isso os lobos não foram domesticados, embora sempre exista um cachorro querendo convencê-lo do contrário.
Engordar? to fora.
beijos MJ

Salete disse...

É certo que angustias e dificuldades de achar a propria direção tambem engordam ou matam mesmo, so que a conta gotas.
O lobo interno deve ser alimentado, mesmo que você nunca saia das fronteiras da sua Floresta e trabalhe para que ela lhe dê o melhor oxigenio, o melhor por do sol, agua fresca e muita diversidade de vida para você curtir a liberdade.

Alice Giraldi disse...

Auuuuuuuuuuuuu!Auauuuuuuuuu!Tá na hora de ir para a floresta caçar a comida.